Le Portugal, Un Succès Dans Le Combat Contre La Pandemie De Covid-19?

À ce jour, le Portugal est abondamment présenté comme un succès dans le combat contre la pandémie de Covid-19. Je ne suis pas là pour contester cette idée mais plutôt pour expliquer, d’une part, ce qui a été fait et, d’autre part, quel est notre sentiment par rapport...

“Como Salvar Um Mundo Doente”: Eduardo Paz Ferreira põe-nos a pensar

É urgente acabar com a injustiça, indiferença e iniquidade no mundo, mas isso não acontecerá com "respostas individuais". O livro de Eduardo Paz Ferreira é apresentado esta 4.ª feira, em Lisboa. O autor veio à TSF.
Quinta-feira, 8 Julho 2021

É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, decano do Grupo de Ciências Jurídico-Económicas, presidente do Instituto Europeu e coordenador do Centro Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito. Foi administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, há muitos anos foi chefe de gabinete do ministro dos negócios estrangeiros José Medeiros Ferreira. Começou a atividade profissional como jornalista no jornal República e na então Emissora Nacional. Veio à TSF na véspera da apresentação do seu novo livro: “Como salvar um Mundo Doente”.

Longe de ter uma receita milagrosa ou soluções definitivas, Paz Ferreira quis recensear os problemas, analisar e propor sugestões de resposta: “Por um lado, quis perceber o que é que realmente permite qualificar este mundo como doente; e depois ver, chamemos lhe realismo reformista, como é que podemos alterar a situação atual. Obviamente poder-se-ia pensar em soluções absolutamente radicais de alteração global do mundo, mas isso não seria realista; e portanto temos de trabalhar num quadro de conseguir ir avançando em várias áreas naquelas que são identificadas como realmente áreas doentes.”

Ouça a entrevista com Eduardo Paz Ferreira.